Plano de
Aula
Escola: Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino
Disciplina: Matemática
Ano: 6º anos
Disciplina: Matemática
Ano: 6º anos
Tempo
Previsto: 4 a 5aulas
Professor (a): Cidmar Vicentin da Silva e Elaine Cristina
Domingos de Souza
Tema: Números Decimais
Assuntos:
- · Leitura, comparação e Representação;
- · Operações com números decimais;
- · Localizar números decimais na reta numérica;
Objetivos
Gerais:
- · Desenvolver habilidades voltadas para a utilização de números decimais no contexto do dia a dia do aluno;
Objetivos
Específicos:
- · Interpretar e produzir escritas numéricas que devem ser expressas por números racionais nas formas fracionárias e percentuais reconhecendo uso no contexto diário;
- · Representar e escrever e operar com números decimais;
- · Efetuar cálculos com números decimais;
- · Compreender a relação entre as representações fracionária e decimal de um número.
Conhecimentos
Prévios:
·
Antes de iniciar a atividades verificar o
conhecimento dos alunos em relação aos números decimais/frações decimais.
(nesse momento ouvir os comentários de cada aluno, fazendo os registros na
lousa).
Procedimentos
de Ensino:
1ª
aula:
Durante a leitura
“Durante
a leitura solicitar que relatem as informações que se podem obter nesses
panfletos. Em seguida, solicitar que elaborem listas de compras. Essa lista
será feita em tabelas (como nos modelos abaixo) e com base nos dados dos
panfletos.”
·
Organizar a classe em grupo de 4 alunos;
·
Distribuir folhetos de supermercado (todos
iguais) e questões que orientarão as discussões;
O que é
esse folheto que vocês receberam?
Para que
serve esse folheto?
Onde
encontramos esse material?
Você acha
importante existir esse tipo de material em um mercado? Por quê?
De onde é
o folheto (faz propaganda de que lugar)?
Quais
produtos aparecem no folheto? (principais gêneros)
Qual é o
produto mais caro no folheto? Quanto?
E o mais
barato? Quanto?
Quais
produtos ficam na mercearia?
Quais
produtos ficam na perfumaria?
O que são
frios e laticínios? Dê exemplos.
Quais
produtos ficam nas prateleiras das bebidas?
·
Deixar um
tempo determinado para que explorem o material escrito nos grupos com base no
roteiro de perguntas e registrem suas respostas;
·
Abrir a
discussão na sala toda para socialização das observações e conclusões dos
grupos.
2ª aula: Operações com números decimais
Depois da leitura:
“Os alunos deverão
fazer lista de compras, relatando quais itens são essências para uma família”.
·
Fazendo Compras (lista de Compras)
Lista de compras
| |||
Produto
|
Valor Unitário
|
Quantidade
|
Valor Total
|
4
| |||
2
| |||
6
| |||
1
| |||
3
| |||
5
| |||
10
| |||
9
| |||
4
| |||
3
| |||
2
| |||
7
| |||
3
| |||
Total da Compra
|
Obs.:
Cada aluno, monta sua lista e calcula os valores.
Propor outras situações que envolva as operações com
números decimais.
3ª aula: Representação e Localização
·
Leitura e analise do texto:
Depois da Leitura: “Relatar quais são os números menores
que 1 que aparecem no panfleto. Qual a semelhança entre esses números?”
·
Realizar
a leitura e escrita de alguns números apresentados no panfleto:
Ex:
6,99= Seis inteiros e noventa e nove centésimos (Seis
reais e noventa e nove Centavos)
0,95= Noventa e cinco centésimos (Noventa e cinco
Centavos)
0,59= Cinquenta e nove centésimos (Cinquenta e nove
centavos)
15,50= Quinze inteiros e Cinquenta centésimos (Quinze
reais e cinquenta centavos)
1,21= Um inteiro e vinte e um centésimo ( Um real e vinte
e um centavos)
·
Representar
números do panfleto na reta numérica
·
Representar
alguns números decimais em frações
decimais e vice versa.
1,35= 135/100
0,5= 5/10
0,59=59/100
0,008= 8/1000
4ª
aula:
Resolvendo Problemas:
Carlos fez um cálculo
na calculadora e obteve resultado 2,4. Como o resultado devia ser escrito sob a
forma de fração, Carlos então devia escrever:
Qual a representação do numero 0,25?
No
fim de semana passado Paulo e seus amigos foram ao Pantanal passar o fim de
semana. Na pousada em que ficaram havia uma cobra sucuri, criada pelos
funcionários. Aproveitaram para tirar fotos para guardarem de recordação.
Resolveram pesá-la e medi-la para colocar estes dados na foto que tiraram com a
cobra. Como a cobra não parava em cima da balança Paulo agarrou a cobra e subiu
com ela na balança, sendo registrados 91 kg e 200 gramas. Depois subiu sozinho
na balança e registrou 79 kg e 700 gramas. Resolveu medir a cobra e como não
possuía fita métrica mediu com o seu palmo, que tem 22 cm, registrando 17
palmos e meio de comprimento. Calcule o peso da cobra e o seu comprimento.
Recursos:
- · Panfleto (mercado);
- · Datashow;
- · Notebook;
- · Atividades Impressas.
Avaliação:
- · Neste processo os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
- · Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.
Referencias:
·
Atividades Saresp;
·
Currículo de matemática do Estado de São
Paulo;
·
Livro didático de matemática: A conquista da
matemática.
Gostei muito do plano de aula desse grupo.Parabéns
ResponderExcluirMuito bom o plano de aula do grupo. Parabéns a todos
ResponderExcluirExcelente trabalho .Obrigada
ResponderExcluir