segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULA

Plano de Aula

Escola: Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino 
Disciplina: Matemática
Ano: 6º anos
Tempo Previsto: 4 a 5aulas
Professor (a): Cidmar Vicentin da Silva e Elaine Cristina Domingos de Souza
Tema: Números Decimais
Assuntos:
  • ·         Leitura, comparação e Representação;
  • ·         Operações com números decimais;
  • ·         Localizar números decimais na reta numérica;


Objetivos Gerais:
  • ·         Desenvolver habilidades voltadas para a utilização de números decimais no contexto do dia a dia do aluno;


Objetivos Específicos:
  • ·         Interpretar e produzir escritas numéricas que devem ser expressas por números racionais nas formas fracionárias e percentuais reconhecendo uso no contexto diário;
  • ·         Representar e escrever e operar com números decimais;
  • ·         Efetuar cálculos com números decimais;
  • ·         Compreender a relação entre as representações fracionária e decimal de um número.

Conhecimentos Prévios:
·         Antes de iniciar a atividades verificar o conhecimento dos alunos em relação aos números decimais/frações decimais. (nesse momento ouvir os comentários de cada aluno, fazendo os registros na lousa).

Procedimentos de Ensino:
1ª aula:
Durante a leitura
Durante a leitura solicitar que relatem as informações que se podem obter nesses panfletos. Em seguida, solicitar que elaborem listas de compras. Essa lista será feita em tabelas (como nos modelos abaixo) e com base nos dados dos panfletos.”

·         Organizar a classe em grupo de 4 alunos;
·         Distribuir folhetos de supermercado (todos iguais) e questões que orientarão as discussões;

O que é esse folheto que vocês receberam?
Para que serve esse folheto?
Onde encontramos esse material?
Você acha importante existir esse tipo de material em um mercado? Por quê?
De onde é o folheto (faz propaganda de que lugar)?
Quais produtos aparecem no folheto? (principais gêneros)
Qual é o produto mais caro no folheto? Quanto?
E o mais barato? Quanto?
Quais produtos ficam na mercearia?
Quais produtos ficam na perfumaria?
O que são frios e laticínios? Dê exemplos.
Quais produtos ficam nas prateleiras das bebidas?

·         Deixar um tempo determinado para que explorem o material escrito nos grupos com base no roteiro de perguntas e registrem suas respostas;
·         Abrir a discussão na sala toda para socialização das observações e conclusões dos grupos.
2ª aula: Operações com números decimais

Depois da leitura:
Os alunos deverão fazer lista de compras, relatando quais itens são essências para uma família”.

·         Fazendo Compras (lista de Compras)

Lista de compras
Produto
Valor Unitário
Quantidade
Valor Total


4



2



6



1



3



5



10



9



4



3



2



7



3

Total da Compra


Obs.: Cada aluno, monta sua lista e calcula os valores.
Propor outras situações que envolva as operações com números decimais.


 3ª aula: Representação e Localização

·         Leitura e analise do texto:
Depois da Leitura:Relatar quais são os números menores que 1 que aparecem no panfleto. Qual a semelhança entre esses números?”


·         Realizar a leitura e escrita de alguns números apresentados no panfleto:
Ex:





6,99= Seis inteiros e noventa e nove centésimos (Seis reais e noventa e nove Centavos)
0,95= Noventa e cinco centésimos (Noventa e cinco Centavos)
0,59= Cinquenta e nove centésimos (Cinquenta e nove centavos)
15,50= Quinze inteiros e Cinquenta centésimos (Quinze reais e cinquenta centavos)
1,21= Um inteiro e vinte e um centésimo ( Um real e vinte e um centavos)


·         Representar números do panfleto na reta numérica



·         Representar alguns números decimais em  frações decimais e vice versa.


1,35= 135/100
0,5= 5/10
0,59=59/100
0,008= 8/1000

4ª aula: Resolvendo Problemas:

Carlos fez um cálculo na calculadora e obteve resultado 2,4. Como o resultado devia ser escrito sob a forma de fração, Carlos então devia escrever:

Qual a representação do numero 0,25?








No fim de semana passado Paulo e seus amigos foram ao Pantanal passar o fim de semana. Na pousada em que ficaram havia uma cobra sucuri, criada pelos funcionários. Aproveitaram para tirar fotos para guardarem de recordação. Resolveram pesá-la e medi-la para colocar estes dados na foto que tiraram com a cobra. Como a cobra não parava em cima da balança Paulo agarrou a cobra e subiu com ela na balança, sendo registrados 91 kg e 200 gramas. Depois subiu sozinho na balança e registrou 79 kg e 700 gramas. Resolveu medir a cobra e como não possuía fita métrica mediu com o seu palmo, que tem 22 cm, registrando 17 palmos e meio de comprimento. Calcule o peso da cobra e o seu comprimento.

Recursos:
  • ·         Panfleto (mercado);
  • ·         Datashow;
  • ·         Notebook;
  • ·         Atividades Impressas.


Avaliação:
  • ·         Neste processo os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
  • ·         Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.


Referencias:
·         Atividades Saresp;
·         Currículo de matemática do Estado de São Paulo;
·         Livro didático de matemática: A conquista da matemática.



3 comentários: